A Ciclus transforma o que poderia se tornar passivo ambiental em ativos com valor agregado
Ex-catadores voltam à sala de aula


O Plano de Inserção Social dos Catadores (PISCA) da Ciclus está desenvolvendo ações que visam o fomento do retorno à escola para ex-catadores dos lixões de Seropédica e Itaguaí e familiares. A ação é uma parceria do PISCA e a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Seropédica (SMTE), que oferece cursos voltados para a geração de trabalho e renda. Atualmente seis ex-catadores estão frequentando cursos profissionalizantes de Informática e Cabeleireiro.

Além dos cursos, os ex-catadores também frequentam aulas nas turmas de EJA - Ensino de Jovens e Adultos. De acordo com Cláudia Oliveira, Analista de Responsabilidade Socioambiental da Ciclus, eles estão satisfeitos, pois consideram que o estudo contribuirá para aumentar as oportunidades de conseguir um emprego. “Estou feliz porque já sei assinar meu nome, e vou conseguir escrever muito mais", disse Carmem Diniz, ex-catadora.

A equipe do PISCA também visita os ex-catadores a fim de realizar um trabalho de levantamento das demandas sociais e encaminhamentos aos serviços. Segundo a Assistente Social do PISCA, Aline Alves, nas visitas às casas é explicada a importância da escolaridade frente à competitividade do mercado de trabalho. “A própria Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Seropédica afirma que há dificuldade de encaminhamento de pessoas com baixa escolaridade e sem qualificação para as empresas”, disse.


voltar