A Ciclus transforma o que poderia se tornar passivo ambiental em ativos com valor agregado
Ideia gera economia para a Ciclus


O analista de operações e projetos da Ciclus, Igor Loschi, apresentou uma ideia que gerou economia para a empresa. O colaborador criou um sistema eletrônico capaz de religar automaticamente a unidade de biogás após o reestabelecimento de energia após qualquer interrupção.

Quando faltava energia na CTR, os flares paravam de funcionar e permaneciam inoperantes mesmo após a luz voltar, necessitando da presença de algum funcionário no local para acionar o sistema manualmente. A situação se agravava quando a queda acontecia durante a madrugada ou nos finais de semana, período em que não havia colaboradores na unidade.

O sistema criado, com custo de menos de R$ 100, em apenas um mês de operação já foi acionado por duas vezes. “Uma ideia simples trouxe excelentes resultados. Isso mostra o comprometimento e a motivação do colaborador, o que acaba afetando positivamente toda a equipe”, disse Carlos Renan, gerente.

Além da economia gerada, evitando o deslocamento desnecessário de pessoal para o local, a ideia de Igor melhorou o índice de operacionalidade dos flares. “A minha ideia reduziu a zero as horas de flare parado devido a problemas de energia. Isso representa uma redução de 10% nas horas fora de operação, gerando mais créditos de carbono para a empresa”, afirmou.


voltar