A Ciclus transforma o que poderia se tornar passivo ambiental em ativos com valor agregado
Programa de Visitação à CTR


O Programa de Visitação à CTR Rio tem despertado grande interesse em estudantes e professores das redes públicas e privadas de ensino. Um dos principais objetivos das visitas é conhecer as modernas técnicas empregadas na gestão de resíduos sólidos no Rio de Janeiro. A CTR Rio possui tecnologia de proteção de solo única na América Latina.

Apenas nos meses de abril e maio de 2013, 220 estudantes visitaram o empreendimento. Foram nove turmas do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública), do Curso Técnico de Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FioCruz, e do Colégio AlfaCem (unidades de Jacarepaguá e Barra da Tijuca).

Os visitantes assistiram a uma palestra no Centro de Educação Ambiental da Ciclus (CEA), onde é feita a apresentação do empreendimento aos visitantes. Ainda é realizada uma visita guiada pelo aterro, com a explicação das diferentes fases de operação da CTR.

Semana do Meio Ambiente do CEA

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o CEA itinerante apresentou o Seminário "Para onde vai o meu lixo?", a estudantes do Ensino Médio. De 7 a 14 de junho, 220 alunos da Escola Estadual Municipalizada Chaperó receberam a visita da equipe social da Ciclus que, após as oficinas realizadas na própria escola, visitaram o aterro numa atividade final.

No dia 5 de junho, Humberto Queiroz, analista de responsabilidade socioambiental, e Aline Francisconi, educadora ambiental da Ciclus, participaram da Semana do Meio Ambiente na Associação SerCidadão, que realiza projetos de educação, cultura e capacitação profissional para adolescentes, jovens e adultos procedentes de comunidades com baixo investimento social do Complexo da Maré. Houve participação de 140 alunos de 9 a 16 anos.


voltar