A Ciclus transforma o que poderia se tornar passivo ambiental em ativos com valor agregado
De volta à sala de aula



No dia 14 de maio aconteceu a aula inaugural do Curso Aumento de Escolaridade, parceria entre a Ciclus, a Prefeitura de Itaguaí e o Sesi. O projeto está levando uma nova oportunidade para os antigos trabalhadores dos Lixões de Itaguaí e Seropédica, que vão frequentar aulas do curso de alfabetização e das primeiras séries do ensino fundamental.

O curso, com duração de dois anos, vai trabalhar os conteúdos adaptados aos ex-catadores, como a inserção no mercado de trabalho e a formação de negócios próprios, além de cooperativas. As aulas serão ministradas no Ciep por professores da rede municipal de ensino de Itaguaí.

Estiveram presentes ao evento: a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação de Itaguaí, Cristiane Fiorotti; a assistente social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Itaguaí, Shirley Moura; a diretora do Ciep 300, Rita Monteiro; o Coordenador Pedagógico da escola, Raffi Alex; a madrinha do projeto, professora Eli Amorim; a supervisora de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Ciclus, Brizza Nascimento; e a coordenadora Social da Ciclus, Ligia Simões, entre outros apoiadores do projeto.

"A oportunidade de estudar é um crescimento incrível para os ex-catadores. Estamos muito felizes por promover este curso, já que a baixa escolaridade dificulta a inserção no mercado formal de trabalho", afirmou Lígia Simões.




voltar